Linguagem corporal e confiança. Como é possível transmitir mais confiança ao expor uma ideia pessoalmente ou mesmo em vídeo? Essa tem sido uma questão desafiadora para muitos profissionais, especialmente em tempos em que a internet é um dos recursos que promove em grande escala a divulgação de produtos e serviços.

O fato é que quando precisamos compartilhar e expressar nossas ideias nos preocupamos em demasia com a comunicação verbal e esquecemos, quase que completamente, de investir na nossa linguagem não-verbal.

A comunicação não-verbal pode ser muito eficaz para transmitir confiança sobre uma mensagem que você está comunicando. Linguagem corporal, tonalidade de voz, aparência pessoal, contato visual são recursos que contribuem para aumentar a nossa credibilidade quando estamos passando uma mensagem.

Estudos mostram, -veja aqui(http://www.newswise.com/articles/gestures-fulfill-a-role-in-language) -, que os gestos podem fazer as pessoas prestarem mais atenção ao que falamos.  Isso ocorre porque quando vemos um gesto o nosso sistema auditivo já está preparado para receber as palavras que iremos falar.  Os gestos não apenas complementam a nossa fala, mas são parte fundamental da nossa linguagem.

Quando você utilizar coerentemente os gestos de mãos juntamente com sua fala, conseguirá expressar suas ideias com mais segurança e confiança, transmitindo esses mesmos sentimentos às pessoas no processo de comunicação. Enquanto fala, estará transmitindo confiança às outras pessoas confiança sobre nós mesmos e sobre as mensagens que comunicamos.

Portanto, sempre que você precisar comunicar ideias em um grupo de amigos, no trabalho, em apresentações públicas ou mesmo em vídeo, empregue gestos de mãos para reforçar seus argumentos. Você perceberá resultados imediatos.